Bando mantinha oficina de desmanche na cidade.

A Polícia Civil de Sorocaba investiga a ação de uma quadrilha que utilizava um barracão situado na rua Iporanga, no Jardim Iporanga, como oficina de desmanche de caminhões roubados. A localização do lugar surgiu a partir de uma denúncia feita por uma empresa que teve um de seus caminhões roubados na noite do dia 27 de outubro. Um suspeito, de 32 anos, já foi identificado e reconhecido por testemunhas, mas os investigadores do 6º Distrito Policial (Éden), que trabalham no caso, verificam a participação de outros integrantes do bando, para, depois, solicitar da Justiça mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra os acusados. Outros barracões no mesmo bairro também estão sendo investigados. Dentro deles, foram encontrados caminhões e peças de caminhões desmontados, e, ainda, maçaricos e ferramentas utilizados para o corte das peças.

De acordo com o delegado titular do distrito, Romeu Lara Júnior, trata-se de uma quadrilha muito bem organizada e especializada em roubos e desmanches de caminhões. Cargas que eram transportadas por caminhões roubados também foram encontradas nos barracões. No dia 28 de outubro, funcionário de uma transportadora entrou em contato com o 6ºDP para informar que um caminhão da frota havia desaparecido do sistema de rastreamento da empresa um dia antes. No mesmo dia da denúncia, por volta das 11h30, os sinais do GPS do caminhão, inexplicavelmente, foram reativados, permitindo à empresa saber onde estaria o caminhão.

De posse das informações, a equipe de investigação do distrito foi até o endereço, na rua Iporanga, e viu que em frente do barracão estava o suspeito identificado. Ao ver os policiais, ele correu para o fundo do barracão, trancou a porta por onde passou, arrebentou parte da cerca elétrica nos fundos e pulou o muro, caindo na área de outra empresa. Ele e outro homem fugiram. Dentro do barracão, os investigadores encontraram o caminhão que havia desaparecido do radar já desmontado. Na carroceria de outro caminhão, que seria do suspeito, viram a cabine, o motor, os pneus e demais peças do caminhão roubado, prontos para serem transportados. Encontraram ainda uma central de monitoramento com várias câmeras, direcionadas para a área externa do imóvel, que tinha como objetivo alertar os criminosos sobre a presença da polícia.

Um telefone celular, de propriedade do suspeito, foi encontrado no barracão e, por meio desse aparelho, os policiais conseguiram esclarecer boa parte da ação da quadrilha. No dia 29 de outubro, o suspeito apareceu no 6ºDP com o intuito de reaver o caminhão. Ele havia registrado no dia 28, na delegacia de Boituva, o roubo de seu caminhão, mas que a polícia descobriu posteriormente ser falso o comunicado. Descobriu, também, que o caminhão não era dele e que havia sido roubado em Guarulhos no dia 27 de outubro. A vítima foi localizada e a ela foram apresentadas fotos do suspeito que foi reconhecido. Por não se tratar de flagrante, o suspeito segue em liberdade.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul.