Autorizado início dos trabalhos para ampliar navegação no Rio Tocantins

O governo federal assinou o contrato e a ordem de serviço para o início dos trabalhos do derrocamento do Pedral do Lourenço, formação rochosa tem 43 quilômetros de extensão localizada no Rio Tocantins, no Pará. Ela impede a navegação pela hidrovia no período em que o nível da água fica mais baixo, que geralmente vai setembro a novembro.

Com isso, a empresa vencedora da licitação, DTA Engenharia LTDA, já pode executar estudos e projetos que permitirão a realização das obras. Elas consistem no desgaste e na remoção das rochas. Após a conclusão dos trabalhos, será aberto um canal navegável de 140 metros de largura. O prazo máximo para execução dos projetos e obras é de quatro anos e dez meses.

O Pedral do Lourenço está localizado entre a Ilha do Bogéa e Santa Terezinha do Tauri, no Pará. Com o derrocamento, a expectativa é que o tráfego de embarcações e comboios seja continuamente viável em um trecho total de 500 quilômetros, que vai de Marabá até o porto de Vila do Conde, em Barcarena. Além disso, a obra possibilitará o funcionamento da eclusa de Tucuruí durante todo o ano, mesmo em períodos de estiagem.

Assim, a medida deve facilitar o escoamento da produção agrícola, pecuária e mineral do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, que tem o Porto de Vila do Conde e a região do baixo Amazonas como destino. Outra vantagem é a redução dos custos de transporte e dos impactos ambientais: um comboio de 150 metros de comprimento trafegando pelo rio tem a mesma capacidade de carga de 172 carretas transportando 35 toneladas de produtos.

A assinatura do contrato ocorreu no dia 16 de junho. O edital foi lançado em outubro do ano passado. A empresa vencedora apresentou orçamento de R$ 520,6 milhões para realização do serviço. Ela será responsável pelos projetos básico e executivo, pelas ações ambientais e pela execução das obras.

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias.