Após atraso, Emdec libera parcelamento das multas em Campinas a partir desta segunda

O pagamento parcelado das multas de trânsito aplicadas pela Emdec, em Campinas (SP), será liberado a partir desta segunda-feira (14), de acordo com o presidente da empresa e secretário de Transportes, Carlos José Barreiro. A modalidade era prevista inicialmente para fevereiro de 2018, mas segundo ele foi preciso esperar a publicação de uma resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) após impasse, credenciar empresas interessadas e realizar testes.

O uso do cartão de crédito será válido para quitar penalidades e outras cobranças realizadas pela Emdec, entre elas, taxas de guincho e da estadia de veículo no pátio municipal após apreensão. Ao G1, o secretário ressaltou que o acesso ao novo formato não exige valor mínimo e não há teto.

“O pagamento pelo cartão de crédito pode ser feito em até 12 vezes. Além disso, na hora que ele [condutor] escolher a forma parcelada, antes da decisão ele pode simular”, falou ao mencionar que esta modalidade de pagamento só pode ser feita pessoalmente. Veja abaixo os locais.

A cobrança de juros será definida pelas empresas adquirentes – operadoras de cartões responsáveis pela comunicação com as bandeiras – credenciadas no chamamento público. De acordo com Barreiro, as mais populares já aderiram ao processo aberto pelo governo municipal.

Onde será feito?

A modalidade de acerto ficará disponível nos seguintes pontos:

• Sede da Emdec: Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial;

• Pátio: Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, Jardim São João, ao lado da Santos Dumont;

• Informações: (19) 3772-7148 ou (19) 3772-7149; site da empresa;

O projeto de lei que libera o parcelamento foi aprovado pelo Legislativo em novembro de 2017.

Inadimplência

Para Barreiro, a possibilidade de parcelamento deve reduzir a inadimplência dos moradores que devem valores para a Emdec. De acordo com ele, o índice atual gira em torno de 20%, mas por enquanto evita apresentar projeções. “A expectativa é positiva, mas precisamos aferir melhor”. De acordo com a Emdec, os testes sobre o novo formato foram realizados na semana passada.

O que diz o estado?
Em nota, a assessoria do governo do estado informou que o parcelamento de multas aplicadas pelo Departamento de Trânsito (Detran-SP) está indisponível porque os credenciamentos das empresas que serão responsáveis pela modalidade ainda não foram finalizados.

Fonte: G1 Campinas.