
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) está recebendo contribuições da população sobre o novo modelo de concessão da Ponte Rio-Niterói (BR-101/RJ). Duas audiências públicas foram abertas no dia 10 de outubro e as sugestões podem ser enviadas, por meio do site da Agência, até as 18h do dia 24 de outubro. A primeira trata sobre as minutas do edital e do contrato de outorga do trecho (para saber mais, clique aqui). A segunda aborda os estudos de viabilidade técnica e econômica, o Programa de Exploração da Rodovia (PER) e a inclusão da obra da Avenida Portuária no segmento (para saber mais, clique aqui).
A ANTT também prepara duas sessões públicas: no dia 15 de outubro, o encontro será na cidade do Rio de Janeiro, a partir das 13h30min no Everest Rio Hotel (Rua Prudente de Moraes, 1117, Ipanema); no dia 17, a sessão pública será em Brasília, também a partir das 13h30min, na sede da ANTT (SCES Trecho 3, Lote 10 – Polo 8 do Projeto Orla).
Com 13,2 km de extensão, a BR-101/RJ (Ponte Rio- Niterói) foi concedida para iniciativa privada em junho de 1995 pelo período de 20 anos. O objetivo era a exploração e investimento em infraestrutura. Hoje, a tarifa de pedágio custa R$ 5,20.
O novo modelo de concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias do sistema rodoviário, no trecho de acesso à Ponte Presidente Costa e Silva (Niterói), no entrocamento com a RJ-071 (Linha Vermelha), no Estado do Rio de Janeiro.
Como principais obras obrigatórias iniciais, a futura concessionária deverá implantar uma alça de ligação do sistema rodoviário à Linha Vermelha com o objetivo de evitar que os usuários com destino à Baixada Fluminense e à Rodovia Presidente Dutra utilizem a Avenida Brasil. Também deve ser implantada uma passagem subterrânea sob a Praça Renascença em Niterói, na direção da Avenida Feliciano Sodré, com o objetivo de proporcionar maior fluidez ao tráfego do sistema rodoviário.
Além disso, entre as obras previstas estão: a implantação de dois novos postos de observação da PRF (Polícia Rodoviária Federal); melhoria do posicionamento dos pontos de ônibus e implantação de passarela para pedestres na Ilha Mocanguê; criação de duas novas bases operacionais para atendimento a veículos e usuários; substituição das defensas de concreto por metálicas; e ampliação da praça de pedágio com duas cabines a mais.
O esquema de pedagiamento permanecerá o mesmo: com uma praça de pedágio, na localização atual (km 322,2 Norte), unidirecional, no sentido Rio de Janeiro – Niterói. O cálculo da tarifa estabelecido pela ANTT ficou em R$ 4,2753. Com a inclusão da obra da Avenida Portuária ao projeto, o valor ficou em R$ 5,3722.
Com informações da ANTT.
Natália Pianegonda
Fonte: Agência CNT de Notícias.