Notícias

ANTT prorroga prazo para envio de contribuições para regulamentação dos postos de pesagem

 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorroga o prazo para envio de contribuições referentes à proposta de regulamentação da operação dos Postos de Pesagem Veicular (PPV), responsáveis  pelas balanças que registram o peso dos veículos de carga. Sugestões poderão ser enviadas até as 18h do dia 24/4.

As contribuições deverão ser encaminhadas, por meio do formulário disponibilizado no espaço da Tomada de Subsídios nº 02/2015 no site da Agência, para o e-mail [email protected] A minuta de resolução também está disponível para consulta no site da Agência durante o período de participação social.

Regulamentação

Na nova resolução, estão previstas obrigações das concessionárias; obrigações dos agentes da ANTT, regime de operação dos PPVs, casos e procedimentos para interrupção da fiscalização e fechamento dos postos de pesagem; procedimentos de lavratura de auto de infração; condições para remanejamento ou transbordo de produtos perigosos, produtos perecíveis, cargas vivas e passageiros, dentre outros pontos.

Cabe à ANTT exercer, diretamente ou mediante convênio, as competências relativas à fiscalização do excesso de peso expressas na Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), nas rodovias federais por ela administradas. Os limites de peso são estabelecidos em lei e visam garantir a segurança dos transportadores de carga e reduzir danos no pavimento.

A participação da sociedade e dos grupos relacionados diretamente à atividade é fundamental para a efetividade de regras de operação dos PPVs instalados em concessões de infraestrutura rodoviária administradas pela ANTT.

Fonte:  blogdocaminhoneiro.com

Compartilhe:

Receba nossa newsletter!

Fique por dentro das novidades do setor.

© 2022 – Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região – SINDICAMP – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por PrinciWeb