ANTT DIVULGA RECOMENDAÇÕES PARA EMPRESAS E PASSAGEIROS PARA EVITAR A COVID-19

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) divulgou uma série de recomendações a transportadores e passageiros para ajudar a conter o avanço do novo coronavírus.

Em nota publicada nesta terça-feira (17), a agência lembra que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), esse é um vírus respiratório que se propaga principalmente através do contato de uma pessoa infectada, por meio de gotículas respiratórias (tosse e espirro) que contaminam mãos e outras superfícies. Informações preliminares indicam que o vírus pode sobreviver por poucas horas nessas superfícies. Por isso a relevância das medidas preventivas.

Recomendações para as empresas
•    Mantenha os ônibus limpos, higienizando/esterilizando, após cada viagem, os pega-mãos, corrimãos, catracas, equipamentos de bilhetagem e demais superfícies onde há o constante contato das mãos dos passageiros, do motorista e do cobrador.

•    Mantenha o interior do veículo bem ventilado, preferencialmente com ventilação natural.

•    Instrua/treine a tripulação sobre os meios de transmissão do coronavírus, de forma a evitar a transmissão e o contágio, transformando-os em multiplicadores/disseminadores dessas informações aos demais colegas de trabalho e aos passageiros. Consulte fontes confiáveis, evite notícias falsas (fake nes).

•    Disponibilize álcool-gel 70% para os motoristas, cobradores e passageiros e, se possível, máscaras para as pessoas que apresentarem sintomas semelhantes aos de gripe, visto que o contágio pelo vírus pode se dar pelo toque de mãos e, apesar de não muito conhecido, por meio de objetos contaminados (cartões, moedas etc.).

•    Outras medidas de higienização devem ser realizadas, em especial no sistema de ar condicionado do veículo.

•    Se perceber que algum membro da equipe está com os sintomas, afaste-o de suas funções imediatamente.

Recomendações para os passageiros
•    Se você estiver com sintomas de gripe, especialmente com febre, evite utilizar o transporte público, fazendo-o somente em estrita necessidade e usando máscara.

•    Quando for tossir ou espirrar, é necessário cobrir a boca e o nariz com o cotovelo/antebraço – quando se usa a mão, há uma maior possibilidade de transmitir o vírus pelo toque ou depositá-lo em alguma superfície do veículo, como por exemplo, pega-mãos, corrimãos, barras de apoio, catracas, leitores de bilhetes/cartões e dinheiro.

•    Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos.

•    Sempre lave as mãos com água e sabão. A dica é lavá-las enquanto se canta parabéns mentalmente ou se conta até 20 (esse tempo é necessário para uma higienização adequada). Outra opção é utilizar álcool-gel 70%.

•    Durante a viagem, se possível, abra a janela do veículo e o mantenha bem ventilado.

•    Se você for idoso procure evitar o transporte público em horários de pico.

•    Seguindo recomendações de higiene e educação já é possível reduzir a transmissão do vírus.

•    Consulte fontes confiáveis, evite notícias falsas (fake news).

Sintomas do coronavírus
Os sintomas são similares ao de uma “gripe”. Geralmente é uma doença leve ou moderada, mas em alguns casos pode ficar grave. Sintomas mais comuns:

•    Febre

•    Tosse

•    Dificuldade de respirar

Alguns pacientes podem apresentar:

•    Cansaço

•    Dor no corpo

•    Mal-estar

•    Congestão nasal

•    Corrimento nasal

•    Dor de garganta

•    Dor no peito

Os sintomas são leves e evoluem gradualmente. A maioria das pessoas se recupera da doença sem precisar de tratamento. Idosos e pessoas com doenças crônicas tem maior risco de desenvolver a forma grave da doença.

Se você tiver estes sintomas, utilize uma máscara para evitar o contágio de outras pessoas e procure imediatamente atendimento médico.

Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Fonte: Agência CNT de Notícias.