ANTT analisará 12 estudos para obras na ponte Rio – Niterói (RJ)

ponterioniteroi - Sindicamp

Doze empresas foram autorizadas pelo Ministério dos Transportes a realizarem estudos sobre as obras que devem ser feitas na ponte Presidente Costa e Silva (ponte Rio – Niterói), no Rio de Janeiro. As análises serão utilizadas para elaboração do novo contrato de concessão, incluindo o trecho rodoviário que vai do acesso à ponte até a RJ-071 (Linha Vermelha). A administração da atual concessionária termina em maio de 2015.

Os estudos devem ser apresentados em 120 dias a contar desta quinta-feira (27) e devem considerar a demanda, a engenharia, a operação, a fluidez do tráfego, o meio ambiente, a modelagem econômico-financeira, além de apoio na elaboração de minutas de documentos.

Assim, o novo contrato irá prever obras que necessitam ser feitas em curto prazo, como a via elevada de ligação da ponte com a Linha Vermelha e a passagem inferior do tipo “mergulhão” na Avenida Feliciano Sodré (direção leste – oeste), passando sob a Praça Renascença, em Niterói. Ainda poderão ser incluídas outras intervenções para melhorar a fluidez do tráfego.

Pelas regras, as empresas que realizarem os estudos não têm garantia de que serão ressarcidas dos valores aplicados na elaboração ou que as análises serão selecionadas e utilizadas. Além disso, as autorizações não terão caráter de exclusividade, não gerarão direito de preferência para a outorga da concessão e nem obrigarão o Poder Público a realizar a licitação.

Fonte: Gristec