Notícias

Anfavea espera a volta do crescimento em 2017

G noticia 25120 - Sindicamp

A Anfavea, que representa os fabricantes de veículos instalados no Brasil, espera que o setor volte a evoluir em 2017 após quatro anos de contração no mercado nacional. Em coletiva de imprensa na quinta-feira, 5, a entidade traçou as projeções para vendas, produção e exportações. “Depois de quatro anos de retração, vamos retomar o crescimento”, apostou Antonio Megale, presidente da associação.

A visão da Anfavea para 2017 é mais otimista do que a da Fenabrave (leia aqui), com expectativa de expansão de 4% nas vendas de veículos este ano, para 2,13 milhões de unidades, entre leves e pesados. O avanço será mais consistente entre os caminhões e ônibus, que acumularam a maior queda em 2016. A Anfavea espera que estes segmentos avancem 6,4%, para 65,6 mil unidades. Já a demanda por leves tende a evoluir 4%, para 2,06 milhões de carros. Como o início do ano é tradicionalmente um período mais fraco para as vendas de veículos, janeiro e fevereiro devem ter resultado mais modesto. Na visão da Anfavea, os volumes vão melhorar depois deste período.

Apesar da projeção positiva, Megale admite que a expectativa era ainda melhor no início de dezembro, antes de o cenário político ficar mais conturbado. “Naquele momento esperávamos aumento de 8% a 9%”, diz. O presidente assegura, no entanto, que a expectativa atual é realizável. “Nos baseamos na melhora dos indicadores econômicos e nas medidas políticas que tendem a elevar a confiança dos investidores e dos consumidores. A nossa expectativa é bastante conservadora. Algo muito inesperado teria que acontecer para que tivéssemos resultado abaixo dela”, enfatiza.

Com isso, a entidade trabalha com cenário de expansão também na produção de veículos, que pode chegar a 2,41 milhões de unidades, com aumento de 11% na comparação com o resultado de 2016. Se for concretizado, o resultado vai amenizar a elevada ociosidade das fábricas brasileiras de carros, que alcançou 52% ao longo de 2016.

A exportação, único dado positivo do fechamento de 2016, deve seguir em expansão este ano. Para a Anfavea, a tendência é de que sejam vendidos 558 mil veículos brasileiros em outros países, com aumento de 7,2%.

MERCADO ENCOLHEU MAIS EM 2016

A perspectiva positiva para 2017 foi traçada justamente depois de um ano mais fraco do que o esperado. O mercado interno recuou 20,2% em 2016, para 2,05 milhões de veículos, entre leves e pesados. O resultado foi inferior à projeção da Anfavea, que apontava para redução de 19%.

Em dezembro, no entanto, os emplacamentos alcançaram o melhor patamar de todo o ano e, pela primeira vez nos 12 meses, romperam a barreira dos 200 mil licenciamentos. Foram 204,3 mil unidades negociadas, com aumento de 14,7% na comparação com novembro, mas baixa de 10,3% sobre o mesmo mês do ano passado. A média diária saltou das cerca de 8 mil unidades dos meses anteriores para 9,2 mil veículos por dia.

Fonte: Automotive Business.

Compartilhe: