
Atendendo a uma resolução do Conac (Conselho de Aviação Civil), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou que redistribuirá slots (horários de pousos e decolagens) para a aviação regular do Aeroporto de Congonhas (SP).
Atualmente, na unidade aeroportuária, são destinados 30 slots por hora na pista principal para a aviação regular. O aumento seletivo por faixa horária do número de slots, que poderá ser de até 33, melhora o uso da capacidade atual das pistas, permitindo que mais voos sejam oferecidos, inclusive por empresas que ainda não operam no terminal.
A ideia é que essa decisão fomente a concorrência e resulte em menores preços. Os slots a serem redistribuídos para a aviação regular serão alocados prioritariamente às empresas entrantes.
A distribuição será efetuada de acordo com a eficiência operacional nacional das companhias interessadas por meio da checagem da pontualidade e regularidade nacional do mesmo período do ano passado, além das participações de mercados nacional regional.
Quando todos os slots estiverem distribuídos, a Anac começará a avaliar a pontualidade e a regularidade dos voos. O descumprimento sistemático desses índices poderá gerar a redistribuição dos horários de pousos e decolagens.
Fonte: Transporta Brasil.