ANAC aprova pedidos de slots para voos regulares para período da Copa.

avioes - Sindicamp

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou todas as solicitações de slots (horários de chegadas e partidas) para voos regulares para o período da Copa do Mundo 2014, ou seja, de 6/6 a 20/7.
Foram solicitados mais de 160 mil slots, o que representa cerca de 80 mil voos incluídos ou alterados para o período. Dentro desse número incluem-se 1973 novos voos.
As solicitações foram atendidas considerando-se o número de alterações apresentadas por companhia e a capacidade de pista, de pátio e de terminal dos 25 aeroportos coordenados pela Agência durante o mundial.
As rotas mais solicitadas pelas companhias foram: Galeão/Ezeiza(Argentina); Brasília/Guarulhos Fortaleza/Guarulhos; Santos Dumont/Viracopos e Galeão/Aeroparque (Argentina).
A partir da próxima semana, as companhias deverão analisar as autorizações concedidas para solicitar ajustes necessários e consolidar a malha.
A redefinição da malha de voos regulares no período do campeonato foi necessária para atender a demanda específica para o evento. Por essa razão, a Anac está coordenando a distribuição de slots em 25 aeroportos, dos quais 12 nas cidades-sede e outros 13 localizados até 200 quilômetros de distância dessas cidades. A coordenação desses 25 aeroportos vai variar de acordo com a data de realização dos jogos em todas as fases da Copa.
Consulte abaixo o período de coordenação dos 25 aeroportos:

tabela - Sindicamp

A partir de agora, terá início o processo de alocação de slots para voos não regulares para cobertura do período dos jogos da fase de grupos (1ª fase) do Mundial, cujo calendário já estará definido. Em 24/6, será aberto prazo para solicitação de slots para voos não regulares para a fase eliminatória, tendo em vista que a definição desses jogos dependerá da fase anterior.

Os procedimentos para solicitação de slots para aviação geral nos 25 aeroportos coordenados serão divulgados posteriormente, tendo em vista que essa demanda é observada apenas em data próxima ao início do evento, assim como aconteceu na Copa das Confederações realizada em junho passado.
Fonte: Transporta Brasil.