Americana se destaca na atração de novas empresas

A cidade foi o terceiro município em toda a Região Metropolitana que mais atraiu empreendimentos este ano

Antes mesmo da criação do comitê de recuperação, Americana vinha apresentando os primeiros sinais mais consistentes do reaquecimento da economia. De acordo com números divulgados pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Americana foi a terceira cidade da Região Metropolitana de Campinas que mais atraiu empresas no primeiro trimestre de 2021, atrás de Campinas e Indaiatuba. O levantamento identificou que, nos primeiros meses do ano, Americana registrou a abertura de 376 novas empresas.

“A abertura de novas empresas no primeiro trimestre deste ano sinaliza uma possível recuperação da economia de Americana, o que nos deixa muito felizes. Formamos um grupo de trabalho na Prefeitura para agilizar a emissão da documentação necessária aos novos negócios e os empreendedores locais podem contar conosco”, comemorou o prefeito.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, um dos diferenciais de Americana é o tempo que se leva para a análise de viabilidade de um empreendimento, que afere questões como zoneamento e compatibilidade do imóvel onde a empresa será instalada. A meta considerada ideal para a Jucesp é de dois dias, mas Americana consegue concluir essa análise em 24 horas, diminuindo, consideravelmente, a burocracia que envolveria todo o trâmite. Um bom ambiente de negócios, segundo ele, acaba refletindo em índices satisfatórios de atração de novas empresas para o município.

“Esse é o primeiro passo para a instalação de uma empresa e, graças ao sistema 1Doc, todo o trabalho é digitalizado permitindo, inclusive, que os trabalhos não sejam paralisados durante esse período de pandemia”, esclareceu Rafael de Barros. Além disso, a equipe da Unidade de Desenvolvimento Econômico passou por treinamentos junto à Jucesp e ao setor de desburocratização do Sebrae, o que colabora para a otimização do serviço oferecido aos empreendedores.

Outro fator importante de atração de empresas é o Promaie (Programa Municipal de Atração de Investimentos Empresariais), cujo foco é a implantação e diversificação dos empreendimentos instalados na cidade. Americana é dotada, ainda, de uma excelente infraestrutura em Saúde, Educação, Saneamento, Segurança e Infraestrutura, e coleciona bons indicadores de qualidade de vida e desenvolvimento social.

Fonte: Todo Dia