Alça de baixa velocidade vira alvo de roubos em acesso para Viracopos

Aeronautas e passageiros denunciam assaltos frequentes em uma alça de acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, localizada no quilômetro 66 da Rodovia Santos Dumont (SP-075), emCampinas (SP). No local, a velocidade recomendada é de 40 km/h, o que obriga motoristas a reduzirem a velocidade, e facilita a ação de criminosos que usam até pedaços de madeira contra os para-brisas para obrigar os motoristas a parar os veículos.
De acordo com testemunhas, os assaltantes aproveitam o momento em que o condutor do veículo diminui a velocidade para realizar a curva de acesso ao aeroporto, e anunciam o roubo. A polícia não divulgou número de ocorrências na área.
Ocorrências
Uma vítima publicou a ocorrência em uma rede social. Ela conta que ao entrar na alça de acesso, dois homens, aparentemente menores de idade, abordaram o veículo utilizando pedaços de paus. A motorista se assustou com a ação, e fugiu do local. Os dois homens danificaram o carro com pauladas [Veja no vídeo acima]

De acordo com aeronautas, essa não é a única forma que os crimes acontecem na região. Um trabalhador, que não quis ser identificado, conta que sofreu uma tentativa de assalto na Rodovia Santos Dumont.

“Eu vi uma moto com duas pessoas se aproximando, não estavam tentando fazer uma ultrapassagem,eles se aproximaram do vidro. Eu fechei os dois tentando fugir deles”, disse.
Providências
O diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Ricardo Lazzarini, conta que os funcionários  mantêm um grupo em um aplicativo para trocar informações sobre a segurança no local, e alertar os colegas caso aconteça algo suspeito.

Além disso, o sindicato pretende enviar um ofício à Prefeitura de Campinas e à Polícia Militar pedindo providências. “Nós vamos pedir a possibilidade de instalação de um posto policial na alça, e melhor iluminação na área”, diz Lazzarini.

O delegado seccional e responsável pelas investigações, José Henrique Ventura, explica que as policiais Civil e Militar intensificaram as investigações na área, e que prisões foram realizadas. “Só no mês de agosto foram dois flagrantes. E o setor de investigação do distrito tem identificado os elementos que são fortes suspeitos”, diz Ventura.

O delegado faz um alerta aos motoristas que circulam pelo local. “Prestar atenção se ver um movimento estranho de pessoas na pista, não entrar naquela hora, e nos avisar”, informa Ventura.

Fonte: G1 Campinas.