Notícias

Aeroportos brasileiros superam expectativas durante Jogos Olímpicos

 

Dados divulgados pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil mostram avaliação positiva com relação aos aeroportos do Brasil durante a realização da Olimpíada no país. O índice de pontualidade, de 94,8%, foi o melhor já registrado em uma operação especial do setor de aviação civil. Durante a Copa do Mundo, realizada em 2014, a pontualidade dos voos foi de 91,2%.

Com relação aos atrasos, o índice (5,2%) durante os jogos revela queda de 59%, quando comparado à Copa (8,8%). São consideradas pontuais as partidas realizadas até 30 minutos depois do horário programado. Esse é o critério oficial adotado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para medir o cumprimento dos horários planejados para os voos.

Aprovação dos usuários

Uma pesquisa realizada diariamente pela Secretaria de Aviação Civil nas áreas restritas dos aeroportos revelou um índice de satisfação perto da unanimidade. Nove em dez passageiros aprovaram os aeroportos pesquisados, nos quesitos qualidade na oferta de serviços, atendimento e gestão e organização dos terminais.

A experiência de chegada e saída dos terminais manteve o padrão de excelência oferecido em dias comuns nos aeroportos do país – em alguns casos, até melhor. Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação apurada chegou a 4,24. O aeroporto de Guarulhos (SP), com média 4,55, ocupa o topo do ranking de satisfação do passageiro.

Circulação de passageiros

Em 22 dias, cerca de 7,9 milhões de passageiros foram transportados, o equivalente à população da Suíça. Somente em 22 de agosto, dia seguinte ao encerramento do evento, cerca de 90 mil pessoas passaram pelo Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio.

O tempo médio de fila no guichê de check-in doméstico foi de 10 minutos, enquanto no check-in internacional a fila durou cerca de 5 minutos. A inspeção de segurança (doméstica e internacional) estava livre de filas, o que fez com que o passageiro fosse liberado em 1 minuto, na média.

A bagagem doméstica foi restituída em 23 minutos e a internacional em 48 minutos (tempo decorrido entre o calço da aeronave e a chegada da última bagagem na esteira). Já os procedimentos de imigração e emigração demoraram em torno de 10 e 2 minutos, respectivamente.

Foram monitorados nove aeroportos (Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus), de 1 a 22 de agosto.

Com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Compartilhe: