Notícias

Aeroporto de Viracopos tem maior nota da história em avaliação de passageiros

 

Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu a maior nota da história na Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério dos Transportes. Os dados, divulgados na manhã desta quinta-feira (11), apontam que o terminal ficou com índice de 4,96 no mês de março, em uma escala de a 1 a 5.

Durante o questionário, foram avaliados os 15 principais aeroportos do Brasil. A pesquisa é feita desde 2013.

Ainda segundo o balanço, no primeiro trimestre, Viracopos recebeu nota 4,47, também em uma escala de 1 a 5, e ficou na quarta colocação no ranking geral, atrás dos aeroportos de Curitiba (4,73), Brasília (4,59) e Recife (4,53). A meta do governo federal, que era a de todos os terminais terem pelo menos nota 4, só não foi atingida na totalidade porque o Aeroporto de Salvador ficou com índice de 3,83 na avaliação.

Entre janeiro e março de 2017, foram realizadas 13,8 mil entrevistas em áreas de embarque e desembarque para avaliar o desempenho dos aeroportos em 38 indicadores, entre eles infraestrutura, atendimento, serviços e gestão.

Os terminais de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, ficaram na 10º e 13º colocação, com notas 4,31 e 4,11, respectivamente. Foi a maior nota da história da pesquisa de todos os complexos.

Abaixo da expectativa

Apesar de bater o recorde, Viracopos ficou com índices abaixo da expectativa em alguns indicadores de avaliação. A qualidade da internet, que em 2016 havia recebido nota 2,24, melhorou e passou para 3,49, mas ainda recebeu críticas dos passageiros. Os preços das lanchonetes e dos estacionamentos também foram criticados em todos os 15 terminais avaliados pela pesquisa.

A guia de turismo Sabrina Colla afirmou que Viracopos ganhou cara de aeroporto internacional, mas ainda é preciso alguns ajustes. “Os preços de alimentação e estacionamento são muito caros em todo o Brasil”, afirmou.

Fonte: G1.

Compartilhe: