
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou os resultados da redistribuição de slots (horários de pousos e decolagens) no aeroporto de Congonhas (SP). Ao todo, foram disponibilizados 43 novos slots por dia na aviação regular. As empresas Azul e a Avianca, que tinham menos de 12% de participação dos slots do aeroporto, foram beneficiadas. A utilização dos slots ocorrerá na temporada de inverno.
Com isso, de segunda à sexta, a Tam e a Gol permanecem com a mesma participação: 48% e 47%, respectivamente. A Avianca, que tinha 5%, passou para 7% e a Azul, que não tinha participação, terá 5% dos slots.
A nova distribuição para o Aeroporto de Congonhas foi realizada de acordo com as diretrizes da Resolução n°3/2014, do Conac (Conselho de Aviação Civil), e com as regras da Resolução nº 336/2014, da Anac. Os novos intervalos são provenientes do rearranjo da capacidade de pista para a aviação comercial. As empresas contempladas poderão pedir alterações dos seus horários de pousos e decolagens a qualquer tempo, desde que dentro da capacidade operacional do aeroporto.
O objetivo das novas regras é incentivar maior concorrência e, em consequência, menores preços ao consumidor, sem representar um aumento da capacidade do aeroporto, que permanece operando dentro das regras de segurança da aviação civil.
Os critérios para distribuição levaram em conta a eficiência operacional nacional das companhias interessadas (por meio da checagem da pontualidade e regularidade nacional do mesmo período do ano passado), além da participação de mercado nacional e da participação de mercado regional de cada uma delas.
Natália Pianegonda
Fonte: Agência CNT de Notícias.