De acordo com dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em 2022, foram registradas 2.916.259 multas em razão do não uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros. Tal dado coloca a infração no 5º lugar dentre as mais registradas, mesmo após 25 anos de obrigatoriedade.
O simples uso do cinto contribui, segundo a Organização Nacional de Trânsito (OPAS), na redução de 45% a 50% do risco de morte de motoristas e passageiros. Os acidentes de trânsito, em geral, acontecem de forma representativa nas rodovias e vias do país com uma estimativa de 45 mil óbitos anuais, gerando um gasto de R$ 50 bilhões, conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
No cenário mundial, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países com mais mortes no trânsito, ficando atrás somente da Índia e da China, respectivamente. De acordo com o Relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), essa é a oitava principal causa de morte no país.
Criar uma consciência sobre a segurança no trânsito e adotar hábitos que levem a uma condução mais segura, não colocando em risco a sua própria vida, a de outros motoristas, passageiros e pedestres, deve ser, portanto, a meta de toda a sociedade, especialmente das empresas ligadas ao transporte de cargas.
“Mobilidade Segura: a busca pelo Índice Zero de acidentes” será o tema do Programa Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Campinas e Região (SINDICAMP) do próximo mês, dando início ao programa Maio Amarelo da entidade e proporcionando um importante debate sobre trânsito seguro.
Inscreva-se para a próxima edição do tradicional Programa Inovação realizado pelo SINDICAMP clicando aqui.
INFORMAÇÕES
Formato: Híbrido (online pelo YouTube e presencial na sede do SINDICAMP)
Data: 14/04, a partir das 9h30