logo20-20abtlp.png

ABTLP comemora 22 anos com grandes lutas e conquistas

Fundada no dia 16 de outubro de 1998, a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) vem se destacando pela sua representatividade no segmento de produtos perigosos dentro do transporte rodoviário de cargas (TRC).

Para o presidente da ABTLP, José Maria Gomes, a entidade surgiu em um momento no qual a legislação recebia novas regulações. A existência de uma entidade voltada para um segmento específico, ajudou os transportadores em questões como:

– IPEM – a desvinculação na aferição do cavalo, da carreta no transporte de combustível;
– CETESB – liminar isentando associados da abtlp do depósito compulsivo para recorrer à multas;
– POLÍCIA RODOVIÁRIA – em fiscalizações de veículos, o acréscimo do campo de multa para embarcadores;
– INMETRO – a não pesagem dos veículos transportando carga líquida em balanças dinâmicas nas rodovias;
– DENATRAN – incorporação dos 5% de tolerância adicional para os tanques fabricados de 2000 a 2007, através da “AE” até o sucateamento do tanque;

“Viemos ao longo desses anos realizando um trabalho com muita qualidade e importância na representação do segmento em toda legislação que impacta o setor”, afirma Gomes.

De acordo com a entidade, houve rápida ampliação de seu leque de atuações, chegando a ser admitida como associada na Confederação Nacional do Transporte (CNT). Além disso, foi aceita como membro da Câmara Temática do DENATRAN e também do Fórum de Transporte Rodoviário de Cargas, sem contar outros fóruns de transporte em todo país. A associação também é regularmente solicitada por empresas do Brasil inteiro para situações de demanda ou de dificuldades relacionadas ao transporte de produtos perigosos, no que se diz respeito tanto à legislação quanto à operação.
Recentemente, a associação teve uma mobilização muito importante no transporte de álcool 70% para diversos estados brasileiros devido à pandemia da covid-19 com o objetivo de conter a propagação do novo vírus. “Juntamo-nos a uma ação solidária e fizemos o transporte de cerca de dois milhões de litros de álcool, por meio de nossas empresas associadas, para a produção de álcool em gel, atendendo a solicitação de demanda do Ministério da Saúde.”

Neste momento delicado pelo qual o Brasil está passando, o presidente da ABTLP ressalta o trabalho desenvolvido em apoio aos seus associados. “Harmonizamos com nossos associados o protocolo desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, visando à proteção dos colaboradores, em especial os condutores, com a utilização de álcool gel 70% e com o uso de máscaras. Esse trabalho nos trouxe ótimos resultados com relação ao número de colaboradores expostos, além de termos tido um baixíssimo número de contaminações e de óbitos.”
“A ABTLP tem muito o que comemorar desses 22 anos de lutas e conquistas, mas estamos enfrentando, talvez, um dos maiores desafios com a pandemia do coronavírus, que nos impôs dificuldades que não imaginávamos. Não podemos abaixar a cabeça, pois, com responsabilidade e tomando todos os cuidados necessários para proteger nossos colaboradores e a nós mesmos, vamos superar mais este desafio. E temos muito a realizar para melhorar nosso ambiente de negócio e contribuir com esse nosso grande e belo país, Brasil”, finaliza Gomes.
Hoje acontecerá uma live especial em comemoração aos 22 anos da ABTLP. Marcada para as 16h no canal do Youtube e contará com a participação do presidente da entidade, José Maria Gomes, e dos vice-presidentes, Oswaldo Caixeta e Sérgio Sukadolnick, e como convidados especiais, Geraldo Vianna, presidente da FuMTran e Flavio Benatti, vice-presidente da CNT. A apresentação do evento será com o diretor químico e petroquímico da ABTLP, David José Pedalini.

Não perca! https://youtu.be/fr2Wba-jhu8