A visão contemporânea na gestão de pessoas: o RH 4.0

Todos nós sabemos a amplitude do papel da gestão de pessoas nas empresas, e quando partimos para o transporte isso aumenta exponencialmente. Porém, apesar disso, muitas empresas não têm prestado atenção nesse movimento e continuam ligadas a uma gestão tradicional, com o departamento focado no operacional e em práticas mais simples, como a seleção e contratação. O velho e conhecimento departamento pessoal.

Contudo, a gestão de pessoas nas organizações tem potencial para ser exercida de forma estratégica, gerando mais resultados, desenvolvendo de forma mais efetiva e contribuindo para o bom controle da empresa. Um dos pontos que diferem a gestão de pessoas na atualidade de pessoas do RH tradicional é o enfoque dado aos resultados da empresa. O RH 4.0 traz uma integração traz a revolução tecnológica com o olhar em gestão de pessoas.

Neste caso, é feita uma análise mais quantitativa e que, ao mesmo tempo, leva em consideração o indivíduo na sua singularidade, expectativas, qualidade de vida, compatibilização entre trabalho e vida social e na sua capacitação constante.

Com isso, fiz algumas pesquisas e selecionei algumas das políticas mais utilizadas pelas grandes empresas, que também utilizo na minha gestão, que tornam a gestão atual de pessoas mais estratégica e humanizada. São elas:

1) Reconhecimento

Reconhecer o funcionário como uma parte muito importante no engajamento de todos os outros da empresa. Os colaboradores se sentem mais motivados quando são reconhecidos pelo trabalho. Mas lembre-se, o reconhecimento tem que ser sincero, e enquadrado no nos resultados do que o colaborador está trazendo. Falar só por falar pode gerar sérias consequências no engajamento desse colaborador.

2) Incentivo

Seja em forma de elogio ou bonificação, um incentivo é essencial para renovar a paixão do funcionário pela empresa, o tornando mais ativo e colaborativo. E aqui podemos ir além, incentivo pode estar também voltado à crescimento de carreira, com cursos, com um ambiente agradável, e hoje está crescendo muito a gameficação, que tem gerados excelentes resultados e merece um artigo exclusivo.

3) Comunicação e Transparência

Saber definir e, principalmente, transmitir com clareza as políticas de recursos humanos da sua empresa é vital para mantê-los motivados e engajados. Também não podemos esquecer sobre a clareza da missão, visão e valores da empresa que precisam estar enraizados na equipe. Isso faz com que eles se identifiquem e queiram vestir a camisa da empresa. E por último, mas não menos importante, é essencial que os objetivos da empresa sejam sempre comunicados. As pessoas que sabem onde precisam chegar, o que é esperado delas se sentem mais confiantes e capacitadas para poder seguir.

4) Benefícios Corporativos

Oferecer benefícios relevantes para ele e para a sua família resulta em uma percepção positiva de valor do colaborador e ainda permite que o funcionário equilibre melhor a sua vida dentro e fora do trabalho. Hoje existem empresas especializadas nesse tipo de benefícios, e que inclusive fazem a gestão deles.

Rafaela Cozar

Head Gestão & Inovação na Roda Brasil Logística